Anúncios

Qual é a diferença?

Share:
Criar galos combatentes é uma arte antiga e que nos toma muito de nosso tempo, espaço, outros lazeres e etc.
Não adianta começar uma criação sem uma determinada paixão pelos galos, estes exigem toda a atenção do criador, pois como sabemos são aves de comportamento muito diferente de qualquer outro parante mais próximo ou não. Com o tempo começamos a desenvolver o famigerado "olho clínico". Esta qualidade é que difere o criador de aves combatentes. Não é fácil aguçar o olhar para nossa própia casta, visto que, temos muito zelo por eles e "as vezes" nos deixamos levar pelo apêgo que nos toma sem que mesmo percebamos.
Como já havia mencionado em outro artigo aqui mesmo no Dicas Galísticas, o preservador nunca pode estar satisfeito com seu atual plantel, não quero dizer que devemos estar mudando o sangue a toda hora, até porque desta forma será ainda mais dificil a obtenção de uma linhagem própia, vivendo sempre a sombra de outras linhagens. Outra coisa, não adianta cruzar e cruzar e cruzar, se não houver uma observação apurada das origens, dos genitores, das raízes, etc.
Com este costume apenas nos tornamos meros multiplicadores. O que difere realmente o grande castador de aves combatentes é a sua "teimosia", seu "empenho", seu "olho clínico" e não menos importante, sua coragem!
Então devemos ousar!
não devemos ter medo de tentar, tenho certeza que todo e qualquer criador que obteve sucesso em suas linhagens, muito antes quebraram a cara muitas vezes, antes de achar o "ponto ideal". É isso que deixa este esporte tão interessante!

Abraços.

91 comentários:

  1. Anônimo13/5/08

    SOU FILHA DE UM GALISTA E SOU A FAVOR DA LIBERAÇÃO DESTE ESPORTE MILENAR E CULTURAL QUE O POVO CHAMA DE BRIGA DE GALOS, ESPORTE QUE É DEIXADO GERAÇÃO PARA GERAÇÃO, OU SEJA DE PAIS PARA FILHOS.SENHORES POLITICOS PEÇO QUE FAÇA UM LEI URGENTE PARA QUE SEJA LIBERADO ESTE ESPORTE CONHECIDO COMO BRIGA DE GALO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/5/16

      Concordo com seu comentário sou galista tambem

      Excluir
  2. Anônimo13/5/08

    SOU FILHA DE UM GALISTA E SOU A FAVOR DA LIBERAÇÃO DESTE ESPORTE QUE JÁ FAZ PARTE DA CULTURA DESTE PAÍS E DE SEU POVO E NEM UMA LEI PODE ANDAR CONTRA O COSTUME DE UMA SOCIEDADE E SIM ANDAR SEMPRE A FAVOR DESTA SOCIEDADE.QUANTO AOS MAUS TRATOS QUE MUITA GENTE FALA É PORQUER SÃO LEIGA NESTE ASSUNTO COMO O PROPRIO NOME JÁ DIZ GALO DE BRIGA, É DA NATUREZA DESSA ESPECIE SEMPRE ANDAR BRIGANDO, BRIGA DESDE PEQUENOS. E QUEM OS CRIA JÁ MAIS VÃO MAU TRATA-LOS, POIS OS CRIAM COM MUITO AMOR, CARINHO E MUITA DEDICAÇÃO,E MUITO MAIS IMPORTANTE SÃO MUITO BEM ALIMENTADA, MEDICADA COM MUITAS VITAMINAS COISA QUE MUITA CRIANÇA DESSE PAÍS NUNCA TEVE.Peço aos politicos que crie uma lei para liberação deste esporte milenar e cultural brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tambem é a favor de liberar prostituiçao , porque te pago 100 reais pra te xupar

      Excluir
    2. vc tambem é a favor de liberar prostituiçao , porque te pago 100 reais pra te xupar

      Excluir
  3. Anônimo13/5/08

    sou toda a favor das liberações das rinhas de galos, pois meu pai,meu irmão são galista e vejo o carinho que eles cuida dos seus galos se não fossem os galista essa especie de ave de combate já teriam sido extinta.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo13/5/08

    Sou esposa de um galista e também sou a favor da liberação das brigas de galos. Porquer é melhor ele na rinha do que em um bar tomando cachaça e atrás das quengas,senhores políticos peço que faça uma lei para liberação deste esporte que faz parte da cultura brasileira.

    ResponderExcluir
  5. SOU DO RIO GRANDE DO NORTE,TENHO 31 anos,SOU GALISTA DESDE QUANDO ME ENTENDO DE GENTE,E GOSTARIA QUE OS POLITICOS OLHACEM PARA ESSA BELA ARTE MILENAR A BRIGA DE GALOS COM OUTROS OLHOS,E MUDACEM ESSA LEI PARA ELES VEREM O QUE É UM ESPOTE POPULAR DE VERDADE,QUE JÁ VEM ACOMPANHANDO O BRASIL A 510 ANOS,ENTÃO VAMOS GALISTAS JUNTARMOS E FAZER UM MOVIMENTO PARA LEGALIZAÇÃO DA BRIGA DE GALOS.. (obrigado)

    ResponderExcluir
  6. Anônimo26/11/08

    Muitos acham que é desumano um galo travar uma batalha com outro galo de peso e tamanhos aproximados, mas o nosso presidente ir a Espanha apreciar uma tourada que nada mais é um ser racional e armado contra um touro que é um animal irracional, desarmado e “dopado”.
    Por isso acho que deveríamos ser menos hipócritas e liberar as rinhas de galos onde deis dos 6 anos vou com meu pai.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo12/2/09

    SOU A FAVOR DA LIBERAÇÃO DESTE ESPORTE TÃO BONITO...

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6/4/09

    sou a favor da liberaçao,das brigas de galo.sou galista e o que esses animais sabem fazer alem de brigar.e um extinto nato que eles carregam ainda mt novos 2ou3 meses ja começao a combater .

    ResponderExcluir
  9. Anônimo28/5/09

    Sou Galista, N sou profissional mas quero ser um futuro tratador, e briga de galo eh um esporte que se faz com amor entao tem que ser liberado. Amo Briga de Galo.

    Quem quizer meu Mns : jorgeoeiras@hotmail.com

    Add ae pra gente bater um papo.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo16/6/09

    Já em 2009, a cidade de Quixada,no sertão cearense,foi invadida por mais de 40 policiais para prenderem os "Famigerados" galistas,acompanhados dos jornalistas e canais de TV. O que me intriga é que os Fazendeiros da região que é a maior produtora de leite do estado, estão deixando criar gado de leite, devido o roubo dos animais por quadrilhas,portando armamento pesado. E a policia diz impossibilitada de predende-los por falta de efetivo militar.
    Moral da hitória para galístas sobra efetivo para combater bandido falta. Pode um negócio desse?

    ResponderExcluir
  11. Gustavo23/7/09

    Mto legal e animador seu texto, notem q nosso amigo FCSousa, sempre nos elucida duvidas, neste caso a de produzirmos porcarias algumas vezes, parabens novamente pelo exelente trabalho e gde abç a todos
    Gustavo Vilela

    ResponderExcluir
  12. Anônimo3/8/09

    valeu cara,tenho um livro do francisco elias ,primeira ediçao

    ResponderExcluir
  13. nome do livro galos de brigas $ brigaS brigas de galos lançado em 1978 realmente tem todos os tipos de cruzas abraçao

    ResponderExcluir
  14. Anônimo3/3/10

    Sou a favor da liberação, porque as autoridades não cumprem a lei, escola, casa, comida. tem tanto ladrão de colarinho branco que se fosse prender todos não teria lugar pra nós. Por não prendem o lulinha, que antes do pai dele ser presidente, ganhava 1500 hoje e um dos maiores latifundiarios do brasil. Da um tempo vê se criam vergonha na cara, e nos deixem em paz. Já vi muitos galistas coroneis sairem ileso de uma batida, e a PM, fingi que que não viu o cara.

    ResponderExcluir
  15. tubaraõ i o galo do pedaço1/5/10

    eu sou vanderson i eu gosto muito de briga de galo i eu sou a favor da liberaçao da briga dos galo

    ResponderExcluir
  16. Anônimo3/5/10

    sOU GALISTA A MUITOS ANOS ESPERO QUE NOSSOS GOVERNANTES LIBEREM ESSE ESPORTE TA QUERIDO PELOS GALISTAS ONDE QUEREM APURAR A RACA E DA CONTINUIDADE A ELE POR QUE SENAO VAI SER MAIS UMA AVE QUE VAI ENTRAR EM ESTINCAO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  17. Anônimo11/5/10

    SOU CRIADOR DE GALOS COMBATENTES E ACHO UMA VEGONHA UM POLICIAL DO IDEMA ABORDA E TOMAR OS GALOS PARA COMER.

    TENHO MINHA CRIAÇÃO A 22 ANOS E TENHO UM PLANTEL DE OTIMA LINHAGEM.

    SOU A FAVOR DA BRIGA DE GALOS PORQUE DES DE CRIANÇA EU ADIMIRO ESTE ESPORTE.

    COUCHEIRA NOVA-NATAL, RIO GRANDE DO NORTE NATAL-RN.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo17/5/10

    disse;sou amante do esporte e preservador da especie, tenho o meu platel e cuido com muito carinho,diferente dos falsos ambientalistas que tomam os animais dos seus donos e os exterminan "em nome dos maustratos"que ironia!
    Somos os maiores preservadores dessa especie milenar,e manteremos a tradicão nunca desistiremos,temos o direito de fazer o que gostamos e o dever de manter esse esporte.Abrac aos amigos criadores.Studio Tropa de Elite so os melhores.Ita/Bahia

    ResponderExcluir
  19. mak moreira17/5/10

    O galo combatente foi feito pra rinha,asim como o puguinista pro rigui de boxe.!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Anônimo23/5/10

    eu sou galista e sou super a fovor da liberação da briga de galos.... meus galos são muito mais bem cuidados q eu.. eu nao deixo faltar vitaminias para eles... ja pra mim to pricisando e nao conpro.... quando eles brigão eu fico sem ir trabalhar pra cuidar deles.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo28/5/10

    Bom dia amigos.faz muito tempo q eu parei de criar galo. e vou criar de novo, porq agora eu tenho muito espaço,mas nao tenho tempo.gostaria de saber se pode treinar os galos a noite?e como q faz uma chocadeira.se alguem quiser mandar as dicas p/ meu email é:junior2010g3@gmail.com ou me add no msn q é juniorg3.1972@gmail.com muito obrigado desde já.eu sempre amei galos de combate.xauuuu fiquem com deussss

    ResponderExcluir
  22. Anônimo28/5/10

    quem conhecer ums bons galistas de guarulhos por favor me endica ai.ou quem tem pintinhos p/ vender eu quero comprar.

    ResponderExcluir
  23. Galvão Junior31/5/10

    Sou criador de aves combatentes, passei dez anos afastado do esporte e justamente agora retornei, não por acaso, é nos momentos difíceis que devemos resistir e persistir, não somos bandidos e não estamos cometendo nenhum crime, pagamos nossos impostos, coisa que nem todos politicos fazem e temos direito a liberdade de expressão e de gostar e amar esse esporte milenar que faz parte de nossa cultura,afinal vivemos ou não em uma democracia? Baseado nos argumentos que esses imbecís e hipócritas usam para proibir e coibir nossa liberdade, teriam que fechar todas as granjas de frangos, acabar com o boxe, vale tudo e quantos atletas já se machucaram jogando futebol ? vão acabar e proibir também? eles não se dão conta que estão com isso dizimando uma espécie, se for para acabar com a desonestidade, a espuria, a coisa ilícita que envergonha nosso amado país, fechem o congresso, que é um antro, com rarissimas exceções, espero que elas existam.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo5/6/10

    comecei criar estas aves agora e ja estou amando concerteza esse esporte deve ser liberto

    ResponderExcluir
  25. Anônimo17/6/10

    ESSE ESPORTE É INTERESSANTE APESAR QUE EU NÃO CRIO GALOS MAS GOSTO DE OLHAR ALGUNS VIDEOS I ACHO LEGAL....

    ResponderExcluir
  26. Anônimo1/7/10

    sou um garoto de 18 anos e ja atuo na arti de galos combatentes e tambem tenho minha linhagem e sou totalmenti a favor da liberação do combati galistico.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo17/7/10

    sou a favor da liberacao desse esporte briga de galo

    ResponderExcluir
  28. Anônimo24/7/10

    eu tenho 20 anos e crio galos de brigas desde os 9 anos de idade e sou a favor da liberação de briga de galos pois briga eo estinto deles um galo ja mais briga forçado pois quando ele não quer mais briga ele corre.eu acho o galo de briga muito intereçante por te muita fibra, são animais estra-ordinario.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo16/8/10

    Tenho uma pequena criação de combatentes,que aqui se chama Galo de Rinha,e sou a favor da liberação das brigas de galo,poderia chamar-se Galofitter,visto que tudo que vem do estrangeiro é aceito e assimilado pelo povo Brasileiro,exemplo são estas lutas de vale tudo que são inclusive televisionadas,e eu como amante do Galismo que sou,adoraria ver meus Galos lutarem na TV.

    ResponderExcluir
  30. Anônimo18/8/10

    Sou criador de galos de raça há mais de 30 anos, o que está realmente atrapalhando nossa classe é a ação da mídia sensacionalista que nos coloca piores do que assaltantes e traficantes de drogas perante a população desinformada.Está faltando uma regulamentação que impeça os repórteres e jornalistas de colocarem as coisas de forma irresponsável como eles fazem e sim a verdade dos fatos.Deixei de assistir jornais há vários anos, pois não se pode dar credibilidade a eles, pois se eles fazem isso com a gente, como podemos aceitar como verdade o que eles colocam sobre outros assuntos, tudo é colocado de acordo com a conveniência deles para chamarem a atenção.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo20/8/10

    Por causa de um monte de hipocritas "ambientalistas" e ignorantes no assunto, que mau sabem a diferença entre uma galinha de um galo é que estão perseguindo muita gente de bem, trabalhadores que tiram o sustento de suas familias das criações de galos combatentes Brasil a fora bem como as pequenas fabricas de matériais para o esporte galístico. Peço aos políticos desse país que aprovem uma lei que libere e proteja esse esporte milenar que faz parte da cultura de muitos paises inclusive o BRASIL.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo30/8/10

    Não sou galista, nem tão pouco criador. Porém é notório a dedicação dos criadores de galo combatente em relação ao padrão morfológico e aos cuidados gerais com os animais. Ipocrita é a atitude de certos ativistas que desconhecem sobre as raças, que não possuem conhecimento de causa para debater a altura. No Brasil os galistas são absurdamente tratados como contraventores penais,e mesmo assim continuam a se dedicar a manterem suas seletas e rebuscadas criações. Precisamos urgentemente de legislação com participação ativa de quem realmente entende do assunto! para regulamentar as rinhas de galos no Brasil, tirar da clandestinidade pessoas de bem, e que acima de tudo tem grande amor por seus animais. Em 1997 visitei uma cocheira e nunca vi em minha vida animais tão bem tratados, com alimentação balanceada, de alta qualidade,vermifugados, com passeadores ao sol, eram tratados como reis um a um sem distinção. Insanidade é punir quem preserva uma tradição tão antiga, sou a favor da rinha de galo sim! devidamente vinculada a lei, que possa ser coercitiva para os que desrespeitarem as regras. O que mais nos deixa indiguinado, é que extiguimatizam de forma genérica sem ao menos conhecerem do assunto. Boa sorte a todos os galistas anônimos do Brasil, que seus galos possam continuar peleando e que os legisladores agilizem a preservação dessa cultura grandiosa. Com todo respeito. um grande abraço

    ResponderExcluir
  33. Anônimo18/9/10

    sou u grande adimirador de galos de briga, nao so porque e de briga, mas pela beleza deste animais.1 criador de galo vai ao extremo com sua dedicasao com seu animais. os galos e como a selecao brasilera de futebol, quando perde a gente chora, fica triste, indignado, mas nao deixamos de gostar de futebol. ir a rinha aos sabados e como ir ver 1 bom jogo de futebol. golos de briga faz parta da cultura do brasil. SR POLITICOS DO BRASIL VAMOS ENTRAR EN ACORDO. IMAGINE SO, COMO PODEMOS CHAMARMOS DE DELINQUENTE PESOAS DE BEM, BOM CARATER, HOMENS COM NIVEIS CULTURAL ELEVADISSIMO. VAMOS CRIAR 1A LEI QUE LIBERE AS BRIGAS DE GALO NO BRASIL. MUITO OBRIGADO. GERALDO NEW YORK

    ResponderExcluir
  34. Anônimo21/9/10

    ola sou também um criador de galos de rinhas tenho belos exemplares bom de briga e bom reprodutores além de minhas matrizes são belissimas e queria aumentar minha criação e aprender mais sobre rinhas. numca fui em uma rinha mais tenho vontade.tenho apenas 13 anos e queria aprender mais... obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  35. Anônimo16/10/10

    sou afavor da liberacao de rinhas mesmo nao liberando ainda sou galista ta no sangue

    ResponderExcluir
  36. sou a favor da liberaçao das rinhas urgente nao aguento mais rinhar meus galos escondido..pois nao adianta proibir nao vamos parar

    ResponderExcluir
  37. Anônimo4/11/10

    sou a favor da liberaçao pois rinha de galos
    e um esport milenario.
    pois sou um galista des de meus 7 anos..
    nao vamos desisti vomos briga galo ate quando libera.......
    e nois. na parada..

    ResponderExcluir
  38. Anônimo10/12/10

    sou a favor da liberação da rinhas de galo tenho 30 anos sou galista deste os 13 anos, sou contra os politicos corupitos isso sim sou comtra, se agente pagarsemos propina para eles ai sim eles liberariam nosso esporte, abroço para todos os galista do brasil

    ResponderExcluir
  39. Anônimo22/12/10

    Adoro galos de combate, acho um animal muito lindo acho que se os galistas quiserem mesmo que liberem a rinha deveriam levantar questões como banco genetico, pois se extinguir essa variedade de galinaceos pode fazer falta no futuro para melhoramento genetico de alguma raça, visando rusticidade ou musculos mais densos e tabém deveriam modificar um pouco a forma de combate (o que no meu ponto de vista vai contra a tradição) utilizando luvas nos galos para esvitar ferimentos mais graves com a espora e quando um galo cair ou estiver visivelmente derrotado apartar os animais, porque uq mais choca o pessoal que não gosta é ver um galo entregue no chão e o outro em cima batendo.
    Um abraço a todos os amigos galistas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. existem sim as regras amigo ,esse papo de ir até a morte é mentira dos críticos.

      Excluir
  40. Anônimo29/12/10

    Gosto de criar galos combatentes, hoje estou fora da função por falta de espaço em minha residencia e por ter uma rotiwaller muito violenta que não gosta de aves, ela não perdoa. Mas assim que eu tiver um local adequado, eu irei pegar dois casal da boas ninhada que se encontra guardada no sítio do meu amigo e tratá-los até surgir outros e outros. Obrigado.

    ResponderExcluir
  41. Anônimo6/1/11

    Eu crio meia dúzias de galinhas caipiras no terreiro, mas sendo a matriz principal um galo índio, assim chamado, que já tem seu filho de aparêncioa igual. Por falta de opção faço cruzamentos entre a mesma família, e fico na dúvida se posso degenerar minha criação a ponto de sairem defeituoso. Alguém pode opinar? Confirmando ou negando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cruzar do mesmo sangue pode ser realmente meio arriscado. Se quer garantir a qualidade de uma criação, deve manter a variação genética. arranje uma galinha raça india. e cruze com o galo. e os filhos do casal que quiser cruzar arranje outra de diferente criação. isso facilmente mantém o padrão.

      Excluir
  42. Anônimo16/1/11

    parabens a todos os galistas pelas suas aves tao belas

    ResponderExcluir
  43. Anônimo16/1/11

    parabes galistas pelas aves tao belas.crio galo a 2 anos meus pais nao sao a favor mais crio assim mesmo esta no sangue

    ResponderExcluir
  44. Anônimo27/3/11

    Tenho 72 anos de idade e desde pequeno fui criado no meio de galos de brigas, meu pai e meu avo eram galistas, mas sou a favor da liberação (se é que existe alguma lei que proibe) pelos motivos abaixo:

    ResponderExcluir
  45. Anônimo29/5/11

    crio galos des dos 4 anos tenho 29 ja esta no sangue imposiveu abandonar o amor pelas aves sou galista com muito orgulho so lamento pelos sangues sugas e falsos moralistas que falao mau dese esporte que nem o conhese o mais sadio de pais de familia e trabalhadores uma verdadeira freternidade um abraço a todos os galistas

    ResponderExcluir
  46. Anônimo30/5/11

    sou a favor da liberaçao das rinhas sim sou galista desdos 7 anos tenho 29 numca vi auguem matando nem robando ne mesmo usando drogas na roda de galistas mas aprendi muito meu carater hoje posso diger que devo aos galistas que quando jovem me derao conselho um abraço a todos os galistas do brasil

    ResponderExcluir
  47. Anônimo16/6/11

    Tenho, 26 anos e cresci, vendo meu pai criar galos combatentes; É uma cultura que passa de avô , pai para filho, netos ou seja é um esporte que muitos acham barbaridade mas não tem a devida noção de como nus dedicamos a essas aves, o carinho e a o tratamento que damos a cada um deles para serem os melhores atletas em combate, pois isso esta no sangue deles lutar para ser o melhor.
    Pessoas que se dizem protetora dos animais! devem comer carne ou peixe de vez em quando não é mesmo.
    porque não se reivindicar pela fauna do nosso pais que esta se acabando em?

    ResponderExcluir
  48. ???????29/6/11

    Sou contra essa injustisa contra eses pobres bichos e se fosem voces gostariam de morrer ou ficar todo machocado?
    Pensi nisso nao fassa briga de galos olhe lá no fundo ese pergultem: eu ia qerer morrer.

    ResponderExcluir
  49. O comentário do nobre amigo amigo acima vulgo "?????????" ( reparem que a casta do cidadão supracitado é tão fraca que nem nome tem ).

    Pois escondendo-se para falar qualquer coisa, não merece crédito.
    Vejo que não nasceu com sangue de linhagem definida e aparentemente é um almofadinha criado em apartamento e degustando comidas congeladas.

    Portanto.
    comentários desse tipo sem qualquer embasamento são meramente desprezíveis.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  50. Anônimo7/7/11

    Esse tal de ?????????????na verdade não é um almofadinha. pois se fosse não seria um analfabeto, pois vejam como escreveu.injustiça, fossem, machucado, pense, faça , e se perguntem. KKKKKK é um analfabeto de pai e mãe, e se não conheçe nem a lingua falada no seu pais , quem dirá a cultura do mesmo. mas vamos deixar de lado este OTARIO. Desde ja parabenizo os criadores do blog. pois sou galista do rio de janeiro, Mais agora estou vivendo no Maranhão, como aqui não tive a oportunidade de começar um plantel, gostaria de saber quem poderia me fornecer alguns galos de linhagem boa para eu começar aqui uma nova. pois minha antiga eu desfiz toda quando vim para cá. favor entrem em contato meu email: fa.23@hotmail.com ou liguem para 0xx98 88133210 falar com fabricio desde ja obrigado!! obs gostaria de comprar aommenos uns 10 frangos entre 1 ano e 1 ano e meio

    ResponderExcluir
  51. LUIS CARLOS22/7/11

    MEU NOME E LUIS,MORO EM RIBEIRAO PRETO, JA FUI EM MUITAS BRIGAS DE GALO A MUITO TEMPO. E AMO ESTE ESPORTE SOU A FAVOR DA LIBERAÇAO COM CERTEZA ABRAÇOS......

    ResponderExcluir
  52. Anônimo24/7/11

    para quem critica e naum conhece a arte tenho pintos de 15 dias pois os mesmos ja demonstram os instintos de galo de briga simulando combate entre eles ou com minha propia mao quando vou alimentalos e o que nos galistas fazemos é apenas deixar as coisas ainda mais justas emparelhando-os de acordo com peso e altura colocando esporas iguais para ambos e bicos artificiais que se ajustem a cada um deles pois a natureza naum permite que eles tenham esporas e bicos sempre iguais ou se mesmo quer um tamanho uniforme pois cada raça coresponde a uma caracteristica mas independente do seu tamanho,peso,altura ou condiçoes fisicas eles naum recusam um combate por isso eh que eu acho que deveriamos reavaliar as nossas leis (sou galista,criador e preservador paranaense e a todos obrigado por defender esta arte milenar)abrç a todos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo23/5/16

      Olá eu só do rio grande do norte e só criado de galo de Combate e concordo com a liberação da briga de galo que é um espote que vem crescendo a cada dia q passa.

      Excluir
  53. Anônimo11/8/11

    meu pai foi cuidador de galos a 40anõs foi constatado q é o unico do mundo aposentado como cuidador de galo,saiu nas revistas da ARGENTINA,e eusigo o mesmo caminho a 12 anõs q cuido de galos,ja cuidei galos na ARGENTINA, para JUAN CARLOSCOSSANE,LUIZ GOMES,NOLIN SALINAS em BUENOS AIRES tenho pra mim como cuidador de galos que devia ser liberadas as rinhas de galo no BRASIL meu nome:ALMIR TAVARES meu telefone:96012054 RS:ITAQUI

    ResponderExcluir
  54. Anônimo26/8/11

    vc´s não tem coração queria coloca a mae eeo pai de vc´s que vc´s cuidam com carinho ai eu queria coloca eles em uma briga MÃE VS PAI. queria vee todo mundo aplaudindo seeus bando de filho de umas keengas arregaçadas

    ResponderExcluir
  55. sou a favor do esporte briga de galo
    peço umildemente que os nossos puliticos e criadores de leis que olhem com a mesma importancia para nossa selva amazonica logo-logo não teremos mas mata e concequentemente não teremos mas àgua pense nisso.

    ResponderExcluir
  56. Anônimo18/11/11

    sou a favor da liberação deste esporte lindo!

    ResponderExcluir
  57. Criei galos combatentes,e gosto muito do esporte.Perdi meu traço devido a constantes mudanças,gostaria de obter um novo traço de boa linhagem,compro ovos ou um casal de pintos dependendo da localidade.Moro em João Pessoa-PB meu telefone é:(83)96692250

    ResponderExcluir
  58. Anônimo31/1/12

    Ola meu nome e Junior no momento estou com 25 galos erados tenho 2 da mesma raça pai e filho que tuka muito rapido coisa de 2 minutos de briga..

    ResponderExcluir
  59. Anônimo2/2/12

    gosto muito de briga de galo sou a favor da liberacao desseesporte

    ResponderExcluir
  60. Anônimo20/3/12

    sou galista e meu esporte eos combatentes tenho 60 aves de otima prosedencia um abrasso

    ResponderExcluir
  61. Anônimo26/3/12

    ser galista é uma arte não sei por que pegam tanto em nosso pé,eles lutam por extinto não porque são forçados.
    È uma paixão como vaquejada,rodeio e etc.
    Temos que lutar pela liberação do nosso esporte predileto.

    ResponderExcluir
  62. Anônimo29/3/12

    Fui galista, parei a uns 15 anos , mas sou apaixonado ate hoje. Maior guardiao das racas e o criado o galista.Nunca vi um criador/galista cor o pescoço de um frango ou franga com poucos meses de vida

    ResponderExcluir
  63. Anônimo15/4/12

    SEMPRE GOSTEI DE GALOS INDIOS TANTO QUE CRIO EM MINHA CASA E PORTANTO ESSAS AUTORIDADES DEVERIAM,PEOCUPAR MAIS É COM ESSES HIPÓCRITAS,QUE FICAM QUERENDO MUDAR CERTOS COSTUMES DE MUITOS E PROTEGENDO OUTROS BANDIDOS DO PAÍS,DANDO DINHEIRO INVESTINDO DINHEIRO A QUEM E ONDE NÃO DEVE,É PORTANTO QUE POR ISSO QUE ESSE PAÍS NUNCA VAI MUDAR,PORQUE QUEREM DAR MORAL PARA BANDIDOS,QUE ESTÃO A CADA DIA SÓ MATANDO ROUBANDO ESTRUPANDO E TRAFICANDO,E FORA AS VAGABUNDAS QUE SÃO PROTEGIDAS NESSE PAÍS,QUE NÃO TÊM SE QUER UMA CARTEIRA ASSINADA E SÓ QUEREM VIVER DE MOSTRAR O RABO,E GANHAREM MUITO DINHEIRO,DINHEIRO PELA QUAL É NOSSO,E VIVEM DANDO BOA VIDA A ESSAS PUTAIADAS DESSE PAÍS,DE PLAYBOY E OUTRAS VIOLAÇÕES,E FICAM PROIBINDO O QUE AS PESSOAS DO BEM MAIS GOSTAM,VAMOS TODOS CRIAR OS NOSSOS GALOS E PRONTO.

    ResponderExcluir
  64. Anônimo2/6/12

    Olá pessoal a unica rinha do brasil documentada está em Cuiabá MT e tragam seu galo ?

    ResponderExcluir
  65. Anônimo2/6/12

    Olá pessoal ?
    Em Cuiabá tem uma rinha de galos documentada e em funcionamento, dão treinamento com todos os aparatos que necessitam e ensinamentos de cruzamento para tirar pintos de qualidade, temos galos de todo brasil e países vizinhos.
    Venham conferir é a unica do brasil dentro da lei.

    ResponderExcluir
  66. Anônimo8/6/12

    Ei pessoal primeiramente quero dizer que sou totalmente a favor da liberaçao e saber tambem que somos um nº bem maior que penssamos.
    Sou iniciante e aproveitando a oportunidade para pedir a voces uma ajuda de como conseguir o livro de Francisco Elias (brigas de galos e galos de briga)se alguen tiver e quer dispor ou souber onde comprar,o meu email e (limeira1969@gmail.com)Agradeço desde ja
    Abç

    ResponderExcluir
  67. Anônimo11/6/12

    creio que já passa da hora de ao falarmos da liberação das brigas de galos usarmos de argumentos inteligentes e racionais não apenas ¨ficar batendo boca com pessoas leigas no assunto.Isso só traz prejuízo moral aos galistas,galistas estes que são formados em sua maioria esmagadora,por pessoas do bem,com o intuito de preservar a espécie e fazelos brigar,com a certeza e convicção de que assim fazendo não estamos cometento nenhum crime,e sim os amando no mais elevado grau o que neles é o mais digno de ser amado e liberado;sua beleza,sua coragem e seu INSTINTO.abraços a todos e que DEUS nos de a vitória.

    ResponderExcluir
  68. Anônimo16/6/12

    Boas amigos,sou Dr. Godoy, quantas controvérsias a cerca deste robe não, e o duro é ver alguns indoutos no assunto se manifestar sem embasamento algum, são uns otários, deixem eles pra lá um dia eles se cansam, sou criador, e dos melhores em minha região, tenho matrizes excelentes de alta performance, com alto índice de aproveitamento em combate, e sou a favor da liberação deste esporte milenar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  69. Para começo, vamos fazer uma comparação entres esportes, Vaqueja e Combate de galos, e logo deixando bem claro que eu sou a favor dos dois esportes, a vaquejada consiste em 2 homem (2 seres pensante) montado em um animal cada um que tem por naturesa aquele estinto correndo atraz de outros animais que não tem outra saida a não ser correr para fugir da queda, ou seja, mesmo eu sendo apaixonado por vaquejada, reconheço que é covardia, mas é uma arte que vem do começo dos tempos, uma realidade que embora muitas pessoas nascidas em apartamentos, criados sem saber o que é brincar de verdade, sem saber o que realmente é viver, e pobre de cultura, querem dizer que tem que acabar a vaquejada, falta nossa paciencia não é companheiros? então sendo assim por que não liberar o Galismo sendo ele um esporte muito justo e respeitoso ao instinto do animal, onde dois animais de mesma estatura vão combater um com o outro de maneira justa, amigos e só nos sabemos o quanto é gratificante cuidarmos das nossas aves com carinho fornecer-lhes alimentação de qualidade treina-los como verdadeiros atletas, igienisa-los com se tivessem em um spar, e vir pessoar dizendo que o esporte é covardia? Covardia é o julgamento jogado sobre nos por eles!

    Vamos nos inspirar nos nossos combatentes e mostrar que tambem somos corajosos como eles para lutar por nossos direitos...

    ResponderExcluir
  70. Anônimo23/9/12

    gabriel...
    sou a favor desse esporte tenho 17 anos i a 9 anos cuido de galo de rinha sempre fui a favor desse esporte porq as lutas de m.m.a sao iguais a uma rinha tem o tambor e dois caras lutando si tentarem proibia as rinhas de galos vao ter q proibir as lutas de m.m.a
    valew...

    ResponderExcluir
  71. ricardo10/10/12

    sou ricardo de acupe, santo amaro briga de galo para min e a mia vida abraço para todos os galistas.

    ResponderExcluir
  72. Anônimo16/10/12

    AOS FAVORAVEIS ,SOU TAMBEM FAVORAVEL A BRIGA DE GALO DESDE QUE APOZ O RESULTADO OS PROPIETARIOS DOS GALOS SE ENFRENTASSEM ,SEM NENHUMA PROTEÇÃO,ATE QUE UM CORRESSE COVARDIMENTE DO OUTRO

    ResponderExcluir
  73. Anônimo5/12/12

    SENHORES DEPUTADOS VAMOS POR UMA LEI PRA LIBERAR BRIGA DE GALO REGULAMENTAR ENTAO EXISTE TANTAS OUTRAS COISAS PIORES EM NOSSO PAIS E OS SENHORES SABEM EX AINDA EXISTE POPULAÇAO PASSANDO FOME QUADRILHAS FORTES DROGAS GRANDE POBLEMA OQUE É LIBERAR BRIGAS DE GALO É O EXTINTO DO ANIMAL É BRIGAR

    ResponderExcluir
  74. Anônimo12/12/12

    Ho minha gente, estamos no Brasil.Políticos nos roubam a luz do dia, estradas e asfaltos entortam a roda dos nossos veiculos ao irmos "trabalhar" , a droga ronda nossos lares, pessoas morrem em hospitais por precariedade estrutural.
    Deus nos confiou os animais, para nos servir, está na biblia.Eu crio aves combatentes, não rinho, (ainda), tenho profunda admiração por estes animais, eles nasceram para isso, foram selecionados genéticamente pelo homem e pela natureza para serem os sobreviventes, apenas os melhores, mais rapidos, mais fortes e acima de tudo, os mais inteligentes sobrevivem e espalham seus preciosos genes para sucessoras gerações da espécie.Assim são os políticos, são mais espertos que nós, nós trabalhamos humildemente, eles nos enganam e nos roubam com astúcia.Porem eu tenho esperança, vivemos rodeados de bons e de ruins, na política tambem tem os bons, e os ruins, apenas a proporção é que muda,hehe, talvez alguem lute por esta causa,pela liberação e por regras que minimizam danos as aves, como adoção de esporas de plástico que não sejam letais.
    Não podemos nos deixar levar pela hipocresia de quem não conhece o esporte, pois tratamos nossas aves melhor que muitos pais tratam seus filhos,damos uma dieta mais completa e balanceada que quase a totalidade das creches e escolas dão as nossas crianças, treinamos fisicamente com perícia de academias, tratamos enfermidades melhor que o sus.
    Quantos dias as aves que voces comeram esta semana(sim,comeram) viveu??Em média 45 dias,quanto vive um galo de combate?No mínimo 14 meses, pois é a chegada a sua fase adulta, sua formação osses e muscular chega a maturidade, e somando mais seu tempo de preparo ao combate ele vive no minimo dos minimis 16 meses.Com esporas de pouca letalidade as chanses de vida são grandes,mesmo perdendo o combate.Um galo que se machuca mais que não pode ser rinhado com sequelas geralmente é criado como herói de guerra, seu dono tem sentimentos que não levam à panela este indivíduo,(se for bom,pode ser reprodutor,outros galistas comem, os ruins principalmente,se não lutam bem,merece mesmo,assim como os milhões que são abatidos no nosso país por semana,é crime).
    Portanto,maltrato é hipocresia e ignorância, leigos, se informem sobre o esporte, luto por direitos iguais, iguais aos dos vizinhos dos outros países, homo sapiens tambem né, civilizados e na maior parte desenvolvidos (termo econômico).Tambem tem outra alternativa cultural, apoiar o consumo de drogas, casamento gay, putaria e o diabo á 4.Que tal, tira uma raìz de uma arvore, ela móórre, tirem as raízes dos brasileiros.Cultura é cultura, modismo é modismo, ignorãncia é ignorância.
    Viva os galos, viva a riqueza genética, patrimônio nacional(quando os federais não queimam nossos fósseis vivos,literalmente nos dois sentidos da palavra).
    Ass Edson

    ResponderExcluir
  75. Valerio Rodrigues - Maio 28 2012
    CENTRO ESPORTIVO CARIOCA -----RUA CHANTECLER, 76 -SÃO CRISTÓVÃO ( RJ ) , FUNDADO EM 22/05/1936 ASSOCIADA DA FEDERAÇÃO ESPORTIVA É DE PRESERVAÇÃO DO GALO COMBATENTE DO ( RJ ) --FPEGCERJ ENTIDADE RECONHECIDA COMO DE UTILIDADE PUBLICA CONFORME ( LEI ) ESTADUAL NUMERO . 751 DE 13/06/84 É REGISTRADO NO CRCRJ DESTA CIDADE SOB NO 60209 , LIVRO ( A ) NO , 21 . ( REPASSO ESTA GRANDE VITORIA QUE ESTAVA COMIGO , GUARDADO NO BAU AUÔ REVIRA EU ACHEI DEPOIS DE 32 ANOS COMIGO !!! valeu um grande é forte abraço do (RJ)att .

    ResponderExcluir
  76. Anônimo3/6/13

    entrei aqui pois crio ave ornamental, li as opiniões e vou dar a minha tambem. sou contra a briga com aquelas laminas pois sempre sai apenas um... ja a luta sem nem uma adiçao e bela desde que seja bem controlada... prefiro mesmo quando e com as luvinhas assim nao ha perdas e poucos machucados.

    ResponderExcluir
  77. Anônimo27/11/13

    i meu camarada vc nao sabe e de nada essa tau de luvinhas na realidade sao buchas e com elas nao da para desedir a aposta elas so serve para trenar os galos eu sou criador do guaruja e apoio e minha dirversao no fim de semana

    ResponderExcluir
  78. ADEMAR TRINDADE3/3/14

    Ademar Trindade, sou criador e gosto muito do esporte, senhores políticos se o esporte for legalizado no Brasil, vai gerar milhões de empregos e bilhões em impostos para o Brasil, em cada cidade e município do Brasil, tem milhares de criadores, o Brasil e grande existe mais criadores de galos combatentes do que POLITICOS. nos criadores podemos ate perder batalha mas não perderemos a guerra. Obrigado a todos que estão a favor dessa batalha.

    ResponderExcluir
  79. Anônimo23/11/14

    adoro a rinha de galo acima de qualquer esporte e não entendo porque o governo persegue tanto os galistas. políticos...deixem de serem burocratas, não estão vendo que ao proibir a rinha ,estão acabando com uma cultura do povo??

    ResponderExcluir
  80. Anônimo28/3/15

    sou a favor das rinhas de galos sim porque e um esporte igual a uma luta de boxe MMA e isso os goverrnates nao proibe

    ResponderExcluir
  81. Anônimo7/6/15

    eu me chamo Pedro abib tenho 79 anos já criei muitos galos lá possui uma linhagem de galos muito boa ,me deram muitas alegria,sou a favor da liberação das brigas o quanto antens,tenho os dois livros do Francisco elias e do autor luiz b. campelo,mora em duas barras Rj,por favor votem este projeto que esta engavetado desde 2004 no congresso nacionai.

    ResponderExcluir
  82. Anônimo8/6/15

    Tenho 51 anos e crio Galos combatentes desde meus 14 anos e sempre sou a favor da liberação das rinhas assim como todo esporte é só criar estatutos Federações e confederações.

    ResponderExcluir
  83. Anônimo11/6/16

    VAMOS ASSINAR O ABAIXO ASSINADO EM FAVOR DAS RINHAS.NOSSOS GALOS SAO MELHORES QUE ELES,POIS NAO SE CORROMPEM.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!